Aos amigos e companheiros da rede estadual.

As inúmeras manifestações que tenho recebido de todos os amigos e colegas da rede estadual não me permitem deixar a Secretaria de Educação silenciosamente, à “francesa”. Não tenho o direito de fazer isso porque, durante anos, andei por todo o Estado procurando acender a esperança e fortalecer a confiança de que é possível, juntos, construir uma educação pública de qualidade para todos, em todas as regiões do Estado. E a incompletude dessa tarefa não autoriza apenas uma mensagem de despedida, porque ainda há muito para ser feito.
A batalha iniciada anos atrás, quando ainda fazia o curso de licenciatura, continua agora, de uma maneira nova, lançando mão dos recursos da tecnologia e em rede de informação e colaboração com todos que desejam tornar a escola pública capaz de produzir os resultados que se espera de uma boa educação: capital humano de qualidade com pessoas motivadas e preparadas para a vida social solidária e para o trabalho.
Este blog está sendo criado e será mantido como um ponto de observação e acompanhamento da evolução da educação. A diretriz básica é: nenhum passo para trás. Todos sabemos quanto esforço custou para avançar até onde chegamos. O Plano Decenal de Educação, recentemente aprovado pela ALMG, e o Plano Nacional de Educação 2011/2020, em tramitação no Congresso Nacional, com suas diretrizes, metas e estratégias, constituirão as nossas referências mais importantes.
Mas este blog será, também, um instrumento para influenciar os caminhos da educação por meio de idéias, sugestões e análises fundamentadas. Promover mudança de mentalidade, fortalecer os compromissos com a educação e renovar as práticas nas escolas públicas são a essência do seu projeto.
Será que dá para fazer? Sim, porque desejamos e queremos. Algumas logomarcas destacadas neste blog lembram projetos bem sucedidos que vêm mudando a face da educação mineira, apesar das dificuldades para implementá-los. Uma frase de Humberto Maturana  traduz bem o espírito e a disposição que nos dominam: Cada vez que afirmamos que temos uma dificuldade no fazer, existe de fato uma dificuldade no querer, que fica oculta pela argumentação sobre o fazer.
Esta entrada foi publicada em Legado e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

26 respostas a Aos amigos e companheiros da rede estadual.

  1. Kátia Regina Bibiano disse:

    Bom dia Professor,
    É bom saber que de alguma maneira você continua perto da Educação mesmo que seja a distância.
    Um forte abraço te quem te admira muito
    Bibi

    • João Filocre disse:

      Olá, Bibi,
      a Educação só tem porta de entrada. E eu já entrei há muito tempo e não há como sair. Por isso, não estou perto dela: estou dentro dela, com todos vocês.
      JFilocre

      • Kátia Regina Bibiano disse:

        Oi Professor,
        A equipe do Ensino Médio foi convidada para solenidade de assinatura do convênio da vale. Lembrei me do senhor no momento da assinatura.
        Saudades
        Bibi

  2. Kátia Liliane Alves Canguçú disse:

    Prof. João,
    Estou na rede estadual há 10 anos e neste período pude perceber e vivenciar as mudanças significativas e algumas até irrevogáveis na educação. Estive na sua gestão e fiz parte desse esforço para deixar a educação do nosso estado não só entre a melhor do país e sim competindo com as melhores experiências do mundo. Aplaudo sua idéia de não deixarmos Minas regredir depois do nosso sangue e suor para uma vida mais digna e melhor para nossos alunos. Conte comigo sempre!
    Abraços,
    Kátia Canguçú

    • João Filocre disse:

      Kátia,
      a Educação deve muito a você, pelo belo trabalho que realizou à frente do PEAS Juventude. Espero que esse projeto continue dando bons frutos, porque é uma experiência única e a melhor experiência do tipo no Brasil.
      JFilocre

  3. Rosa de Fátima Garcia Campos disse:

    Prof. Filocre,
    faço minhas as palavras da colega e amiga Kátia Canguçu. Tive o prazer e a alegria de trabalhar em vários projetos da SEE, tendo o Sr. como nosso Secretário Adjunto, desde 1996. A sua competência e ousadia em buscar sempre o melhor para os nossos alunos, transformou as escolas em espaços atraentes e alunos mais felizes. Isto não foi ninguém que disse, eu vivenciei estas mudanças no trabalho de campo que realizo, junto a equipe do PIP, que faço parte desde 2008.
    Obrigada por tudo que fez e continuará fazendo pelas nossas crianças e adolescentes que precisam de pessoas como o Sr.
    Abraços e até breve,
    Rosa Campos

  4. Tânia Maria de Matos Normanha disse:

    Prezado Prof. Filocre,

    A SRE de Januária é que teve o privilégio de ter o seu apoio, sua sensibilidade, seu olhar diferenciado para nossa Regional tão carente e tão sofrida.
    Todo o avanço só foi possível porque tivemos você , Carlos Magno e Profª Vanessa nos tratando de forma igualitária , afugentando a política partidária , o preferencialismo, as perseguições que antes era visíveis aqui na S.RE
    Agradeço a todos vocês o apoio, o respeito, o carinho que tiveram comigo e com todos os servidores da educação. Com certeza foi fator motivador para o nosso crescimento, em todos os aspectos. Mais de 80% das nossas escolas foram ampliadas , reformadas e/ou construídas. O que não foi feito em 40 anos , vocês fizeram em 03 anos. OBRIGADO PELO PRÉDIO NOVO, afinal foram 38 anos de espera. Emfim obrigado por tudo.
    Um grande abraço,
    Tânia Maria de Matos Normanha

  5. Maria da Penha Vieira Machado disse:

    Oi, Prof. João!
    Que bom saber que não desistiremos NUNCA!
    Obrigada pelo apoio à SRE/GV.
    Pessoas como o Senhor e Neidson não passam …continuam semeando sementes
    para a valorização e crescimento das escolas públicas e particulares!
    Nossa! Estou feliz demais com a certeza de que não estamos sós.
    “SONHAR juntos não é Sonho é REALIDADE!”
    Parabéns, professor!
    E, se encontrar a Professoa Vanessa, se, por acaso encontrá-la por ai, por favor, não se esqueça de dizer a ela que SOMOS um time CAMPEÃO!!!!
    Obrigada, até breve e que DEUS ilumine os nossos GOVERNANTES!
    Abs,

    Penha Machado/SRE-Gov. Valadares

  6. Leyde Lelise B Caldeira disse:

    Professor Filocre,
    graças a visão sistêmica e capacidade inovadora de V. Sa, as escolas estaduais possuem laboratórios de informática numa das tentativas de se repensar a educação por intermédio da introdução do computador e da internet como possibilidades de novos caminhos para se alcançar uma melhoria da qualidade de ensino.
    Agradeço pela oportunidade de ter trabalhado com uma pessoa de tamanha competência.
    Sucesso em sua caminhada!
    Abraço,
    Leyde Lelise

  7. Maria da Penha Vieira Machado disse:

    Acredito muito no caminho que estamos seguindo.
    Ainda vamos, através da Educação, transformar MINAS GERAIS num “melhor lugar pra se viver”!
    Conte comigo!
    Abs,
    Penha Machado

  8. arlete gonçalves lages disse:

    Professor, estamos juntos nesta caminhada e espero poder contribuir com práticas educativas que deram certo. Continuo insistindo, não vou desitir, temos paciencia e certeza que nossos objetivos serão alcançados.
    Arlete Gonçalves Lages

  9. Márcia Fonseca disse:

    Meu amigo,
    Percorri todo o seu blog e devo lhe dizer que sempre tive vontade de fazer o que está fazendo.
    Considero a sua iniciativa um estímulo para que todas as pessoas envolvidas com a Educação possam enviar comentários e críticas construtivas para a melhoria do ensino em Minas e no país.
    Relembrar a evolução da educação em Minas e as transformações positivas ocorridas ao longo do tempo é um bom ponto de partida para que possamos continuar caminhando juntos, em um grande grupo, contribuindo efetivamente para a educação.
    A Internet é uma excelente ferramenta. Estarei atenta.
    Um grande abraço,
    Márcia Fonseca

  10. Márcia Fonseca disse:

    Meu amigo,
    Percorri todo o seu blog e devo lhe dizer que sempre tive vontade de fazer o que está fazendo.
    Considero a sua iniciativa um estímulo para que todas as pessoas envolvidas com a Educação possam enviar comentários e críticas construtivas para a melhoria do ensino em Minas e no país.
    Relembrar a evolução da educação em Minas e as transformações positivas ocorridas ao longo do tempo é um bom ponto de partida para que possamos continuar caminhando juntos, em um grande grupo.
    A Internet é uma excelente ferramenta. Estarei atenta.
    Um grande abraço,
    Márcia Fonseca

  11. Sara Caixeta disse:

    Querido Professor Filocre:
    Feliz ideia a de criar este espaço para comunicação entre nós, que temos idênticos ideais e sempre algo a compartilhar sobre Educação! Convenhamos, somos um time.
    Ao completar 34 anos como Educadora, tenho a convicção de ter feito a melhor opção profissional, sentimento que me impõe a responsabilidade de continuar defendendo apaixonadamente essa causa, eficaz instrumento de transformação humana e de ascenção social.
    Como Diretora da SRE de São Sebastião do Paraíso, muito tenho aprendido com as dificuldades da trajetória. Muito tenho, também, comemorado o sucesso, como fruto do empenho coletivo. E, nesses anos que marcaram indelevelmente minha existência, tive a grata satisfação de conviver com pessoas que, com sua vasta experiência no magistério e gestão educacional, me proporcionaram lições de vida inesquecíveis, inspirando-me sempre a condutas que honrem o Sistema Mineiro de Ensino.
    Com o Senhor, aprendi, especialmente, otimismo.
    Como Secretário Adjunto da SEE, incansavelmente, nos alimentou o ânimo para a caminhada; nos convenceu de que, com estratégias adequadas, o prazo para os resultados almejados podem ser reduzidos – o projeto educacional requer medidas de urgência -; que podemos – e devemos – sonhar grande, sem desprezar os pequenos avanços, como valor agregado à realidade institucional; que todo planejamento de intervenções pedagógicas deve ser norteado por dados fidedignos – como me ajudaram seus gráficos e análises de índices de proficiência! -; que a esperança e o desafio são molas propulsoras para a execução de vultosos projetos; que “nossos meninos” da rede pública reclamam nossa crença na sua potencialidade e merecem o que há de melhor para sua formação; que temos em Minas Gerais profissionais valorosos e devem ser reconhecidos como importantes protagonistas do processo educacional. E, nos contatos mantidos com o Senhor nos encontros na SEE, eles sempre receberam seu tratamento respeitoso.
    Muito obrigada, meu Mestre, pois seu apoio e palavras de incentivo nos momentos difíceis, me ajudaram a prosseguir com passos seguros, mantendo o foco nos objetivos delineados e a fé no alcance das metas a serem conquistadas!
    Muito obrigada, Professor, por todo empreendedorismo que caracterizou o seu trabalho! Inestimável legado deixado como exemplo a ser seguido!
    Com toda minha admiração e carinho,
    Sara Caixeta

  12. APARECIDA ARTUZO disse:

    “Triste é o Município e o Estado que não reconhecem os seus heróis. Triste é o País que despreza o sangue dos homens de fibra que é derramado. Triste é a sociedade que trata com desprezo e hipocrisia o trabalhador que tomba no cumprimento do dever”.

    Professor, fui sua aluna e posteriormente trabalhamos juntos … atuei na DAFI-SRE de Coronel Fabriciano.
    Concordo quando disse: AINDA HA MUITO A SER FEITO. Fico triste quando percebo que o “política” impede/limita a continuidade de um trabalho de pessoas-educadores de fibra como você.
    Concordo com a Penha Machado quando ela escreve: não importa em que posição atuemos (atacantes, meio-campo, goleiro, técnico ou gandula); importa que nossa paixão EDUCAR está no sangue. E vamos continuar na luta pela EDUCAÇÃO DE QUALIDADE… SEMPRE!!
    Um abraço de AGRADECIMENTO.
    Desejo que sua caminhada continue maravilhosa.

  13. Nilce Faria disse:

    Oi Professor, que saudade.
    Fiquei triste com a sua saída. Mas, ao saber que ,de alguma maneira o sr. continua por perto me acalanta um pouco. Quero agradecer aqui, de coração, tudo o que o sr. fez pela educação em Minas, o que sr. ajudou na minha gestão , me dando força e me incentivando a seguir em frente com projetos inovadores como os que hoje temos aqui na escola. Muitas vezes pensei que não conseguiria mas, com as suas palavras de incentivo, sempre voltava acreditando que as coisas poderiam dar certo. E o melhor: sempre deram. Suas palavras sempre foram de apoio e com tanta tranquilidade que jamais podia deixar a ” peteca cair”. Estamos sentindo sua falta. Você sempre será de grande importância para a educação em Minas. Um grande abraço e seja muito feliz. Continuo contando com o sr. Abraços
    Agradeço pela oportunidade de ter trabalhado com uma pessoa de tamanha competência.

  14. Capitao Gil Lessa disse:

    “Nenhum passo para trás”: até que enfim descobrimos nosso amigo . Nunca o esqueceremos , pode ter certeza . (…) Por essas bandas rudes do norte de Minas não existia parceiro igual. Nao se entendia que o verdadeiro amigo é aquele que não compromete o amigo. Momentos de fraterna amizade, momentos de alegrias sempre estarão acima de qualquer rigor formal . Hora do rigor, da seriedade, seriedade; hora da alegria, alegria . Nosso próximo encontro está a caminho e a sua espera, juntamente com o professor e fiel escudeiro Carlos Magno. Temos muito a conversar . Ti aguardo breve .

  15. Eustaquio Filocre Saraiva disse:

    Caro João,
    tinha certeza de que seus sonhos e ideais que alimentou desde o tempo de estudante, de sindicalista, de seu trabalho como professor, e todas as suas ações em favor da educação não poderiam resumir-se apenas em sua participação formal na Secretaria de Educação. Isso foi muito importante e com ela você conseguiu despertar na educação de Minas e no espírito de muitos educadores a chama da luta pela educação de qualidade.
    Sei que sempre procurou cercar-se das pessoas mais comprometidas com a educação e, assim, pelo trabalho realizado, dou-lhe os parabéns, extensivos a que o acompanharam nessa tarefa desbravadora.
    Desejo que esta página continue a ser o espelho de suas ideias e que possa continuar levando cada educador a um momento de reflexão sobre nossos compromissos com a educação das crianças e jovens confiadas a nossas escolas.
    Continue a liderar esse grande momento da educação de Minas Gerais e que tenha muito sucesso. Espero continuar tendo sempre esse contato.

  16. Janaína Viana de Oliveira disse:

    Querido Professor Filocre,
    quando lembro dos lugares inóspitos por onde passei ,lembro do quanto você se fez presente em cada aluno que conheci!Sempre altruísta e a frente do seu tempo,levou qualidade e amor ao ensino pelos rincões de Minas!
    Sabemos que o amor pela educação não se encerra,apenas muda de foco para podê-la observar por um prisma diferente!
    Parabéns pelo educador e ser humano “lapidado” que é!
    Retorne sempre que puder a terra ribeirinha!Ela se orgulha de você!
    Carinhosamente, Janaína Viana

  17. Alípia dos Santos disse:

    Professor Filocre,
    Em nome da E.E. Professora Zina Porto, quero agradecer imensamente pelo apoio a nós dedicado, pela tranparência e compromisso em fazer valer o bem mais precioso que o ser humano almeja: respeito, oportunidade e consideração.
    O ato de educar requer isto também em suas premissas e você, Professor, oportunizou à Comunidade Bom Jardim sentir-se diferente, confiante, pois sabemos que podemos ousar, buscar e querer sempre mais.
    Hoje faço um balanço dos quatro anos que passei como gestora desta instituição e vejo como o seu modo de educar e de fazer educação transformou este espaço, onde “o aprender a aprender” se faz presente e que nossos alunos são hoje vistos com outros olhos, inclusive pela própria comunidade onde estão inseridos. Tinhamos uma angústia muito grande em relação ao ensino/aprendizagem de nossos alunos e com o apoio dos analistas da SEE/SRE conseguimos avançar e continuaremos neste propósito.
    Estou feliz pelo trabalho realizado, como mesmo dizes, ainda falta muito.
    Professor, valeu muito o seu empenho, não sei como agradecê-lo.
    Que Deus Todo Poderoso continue a derramar bençãos sobre você.
    Carinhosamente, Alípia.

  18. Rita de Cássia Silva da Costa disse:

    Olá Professor Filocre, será que você se lembra de mim?? Rita Costa, coordenadora do PEAS S.R.E. de Varginha da Escola Estadual José Bonifácio de Poço Fundo. Conheci seu blog e o adorei. Quero deixar registrado aqui o quanto gosto de seu trabalho, embora o acompanhe de longe. Sou uma admiradora de sua luta pelo PEAS, você é um grande exemplo de força e trabalho a ser seguido, pois me mostrou que somos capazes de ser tudo aquilo que queremos. Obrigada por toda a força que você nos deu e pela paciência em nos ajudar a resolver detalhes que, sem a sua ajuda, seriam impossíveis de resolver. Pode ter certeza que você tem um lugar muito especial reservado em nossos corações.
    Sinto-me orgulhosa de conhecê-lo, desejo a você muito sucesso! Um forte abraço.
    Rita Costa

  19. Maria de Lourdes Andrade disse:

    “Que além da educação e através do SEMPRE, o senhor seja muito feliz!

  20. Hially disse:

    Estimado Professor,

    Fiquei admirada ao ver seu estudo comparativo entre a remuneração ( piso nacional) e o subsidio.
    É notório o investimento que o estado de MG tem feito nas escolas: melhoria na infra estrutura, na capacitação de professores.
    Podemos acreditar que chegou a hora do governo investir na valorização do profissional ?
    Qual o verdadeiro posicionamento do governo diante do piso nacional?

  21. Gostaria de pedir sua opinião: Devo permanecer no Cargo de Especialista de Educação ou ir para o Subsídio? Fui nomeada Supervisor 6 Grau E. Agora devo fazer opção. Fico no meu Cargo antigo, ou aceito o subsídio?
    Aguado sua resposta em meu email e lhe serei grata peor toda vida. EStamos em dúvida, eu e muitas colegas. Muito obrigada.

  22. Syene Toledo disse:

    Caríssimo amigo Filocre,
    Que prazer me deparar com seu blog! Só hoje tomei conhecimento dele! É ótimo saber que terei um recurso a mais para me manter atualizada sobre o que anda “rolando” na nossa Educação. Além disso, é muito bom ter a possibilidade de contar com seus comentários, sempre valiosos e abalizados. Fiquei muito feliz com a novidade!
    Grande abraço carinhoso,
    Syene

  23. cristiane Bento disse:

    Boa Tarde!!!!
    Estou na direção de uma escola em cargo comicionado, desde de 2009, recembo um saario de R$1.232, qual sua sugestão , que até então não recebi o subsidio, até quando? Qual será o caminho que esta situação seja regularizada. O Senhor veio aqui em Uberlândia no ano passado e senti muita firmeza em sua fala com relação ao subsidio, e já estamos sentindo sua falta principalmente agora com estes transtornos em volta deste assunto.. Por favor nos oriente!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *